Conhecemos de fato a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um dos ramos da tecnologia que tem apresentado um grande avanço nos últimos anos. Por acaso, você sabia que tecnologias como “Deep Learning”, “Machine Learning” e “Data Science” são vertentes desta área?

A Inteligência Artificial é um conceito da Ciência da Computação que visa desenvolver e utilizar máquinas para realizar atividades humanas de forma independente. A mesma é formada por um agrupamento de tecnologias como algoritmos e redes neurais capazes de simular habilidades de natureza humana ligadas à inteligência.

Digamos que ela tem a capacidade de “aprender sozinha” devido a análises criteriosas de grandes volumes de dados, algoritmos avançados, além da possibilidade de desenvolvimento de sistemas e novos conhecimentos. No entanto, a IA, ao deparar-se com algum tipo de erro, necessitará diretamente da intervenção humana para realizar possíveis correções.

Sua constante evolução fornece uma infinidade de benefícios específicos para a indústria, onde é possível automatizar processos, otimizar dados de armazenamento e apoiar grandes sistemas de tomada de decisão.

Como exemplo de IA podemos trazer a importância do GPS, uma das tecnologias utilizadas nos veículos, responsável por guiar os condutores ao trajeto adequado, além de interpretar informações de velocidade, distância, entre outras.

Tecnologias como Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), Deep Learning e Data Science estão diretamente ligadas à IA. A seguir confira brevemente seus conceitos:


Machine Learning

Machine Learning (Aprendizagem de máquina) é uma importante tecnologia pautada na capacidade de aprendizagem de computadores a partir de diferentes associações de dados (imagens, textos), com base em modelos analíticos de respostas já definidos. Este ramo da IA baseia-se na premissa de autonomia dos sistemas, que podem aprender com dados, planejar, identificar padrões e definir processos com objetividade.

Basicamente trata-se de um subconjunto voltado para a parte matemática, que é a aprendizagem por máquina. São técnicas oriundas da ciência dos dados, com base em interpretações de funções matemáticas para fins de projeções e possibilidades.

Os algoritmos de Machine Learning são criados através da análise de dados com base nos resultados decorrentes deste estudo, sendo que no final do processo, o sistema é responsável pela criação das próprias regras ou hipóteses.

Deep Learning

A partir de algoritmos, o objetivo do Deep learning é simular o funcionamento do cérebro humano, cujo foco é aprender e utilizar conceitos e previsões ligados a uma quantidade significativa de informações. Nele tudo está interligado por redes neurais de mais de uma camada com ênfase na projeção mais próxima da aprendizagem real. Aplicativos e serviços são mecanismos integrados a muitas formas de IA no uso de deep learning.

Uma curiosidade interessante é que na medida que as informações são analisadas em tempo real, o deep learning as processa instantaneamente, o que exclui a necessidade da ação humana para fins de ajustes.

O que muita gente não percebe, na correria do dia a dia, é que fazemos uso dessa tecnologia ao utilizar assistentes virtuais de atendimento das empresas, os chamados “chatbots”. Alexa e Cortana também funcionam da mesma forma, ou seja, através do reconhecimento facial ou de voz do usuário em tempo real, a tecnologia permite que o dispositivo interprete e responda exatamente de acordo com o solicitado.

Data Science

Data Science (Ciência de Dados) consiste num estudo baseado na coleta de dados e informações oriundas de diversas fontes para analisar e definir tomada de decisões, de acordo com necessidades específicas. É um processo capaz de processar grandes quantidades de dados (big data) através de um conjunto de métodos normalmente com geração de valor ao produto final. Big data e Business Intelligence são exemplos de aplicação desses métodos.

A Ciência de Dados está diretamente envolvida com as disciplinas de Matemática e Estatística e suas premissas estão baseadas nas etapas de captura, transformação, geração e análise de dados.

Sua empresa precisa de consultoria em tecnologia, além da formação e alocação de times de TI de outro planeta? Entre em contato com a Martelab: www.martelab.com.br

E se tu gostou desse post, deixa a tua curtida e compartilhe para atingir outras pessoas que também gostam de tecnologia e inovação!

Dica de Marte

Como sugestão, recomendamos uma comédia americana sobre IA chamada: “Jexi, Um Celular Sem Filtro”, que apresenta de forma um tanto inusitada – muito diferente dos tradicionais filmes científicos de TI -, a maneira como a IA pode controlar a vida das pessoas e interferir na execução das atividades de casa, trabalho, relacionamento, diversão, alimentação, enfim, tudo…

Aqui vai um spoiler de leve!

Jexi é a assistente virtual do celular de Phill (Adam DeVine), dono do aparelho. A partir da interação do personagem principal com sua assistente, uma série de situações curiosas passam a acontecer até o ponto que a relação entre ambos passa a ser “assumida” por “Jexi”, que vira a vida de Phill de cabeça para baixo. Ele perde o emprego, a namorada e os amigos por “ciúmes” da IA, loucura né?

É claro que no meio do caminho Phill tenta se “livrar” de Jexi de tudo que é jeito, mas ela o persegue em todos os lugares da cidade. Já pensou se um dia isso pode acontecer com você?

Por aqui encerra-se o spoiler do filme (já falamos demais), o restante fica por conta da tua curiosidade!

Divirta-se!